Notícias

27/06/2024

E-Commerce: venda na internet com segurança.

Da mesma forma que estabelecimentos físicos, as empresas virtuais precisam seguir à legislação a fim não evitar complicações futuras que podem gerar desentendimentos com os clientes, processos judiciais e até condenações a restituição do valor de produtos e serviços junto com pagamento de indenização por danos morais ao consumidor.

O empreendedor que vende seus produtos pela internet e busca se livrar de problemas, pode seguir as seguintes recomendações para proteger seu empreendimento:

  • 1. Identificação: disponibilizar em sua página na internet informações que o identifiquem, como endereço, telefone, e-mail e CNPJ.
  • 2. Divulgação do produto e serviço acompanhada do preço: esta é uma regra básica do Código de Defesa do Consumidor. A não indicação do preço e detalhamento do produto pode gerar multa aplicada pelo PROCON.
  • 3. Divulgação de custos adicionais: Além do preço, o empreendedor deverá informar no anúncio a possibilidade de o valor ser acrescido de outras taxas, tal como, o frete.
  • 4. Controle de estoque: é essencial o cuidado com o estoque no momento da venda, pois caso aceite a venda e depois verifique não possuir o produto em estoque, poderá ser obrigado a restituir em dobro o valor pago pelo consumidor, bem como, eventual indenização.
  • 5. Direito de devolução: é a possibilidade de o consumidor se arrepender da compra e poder devolver o produto em 7 dias. Esta regra também é válida para empresas que vendem o produto de forma virtual, mas realizam a entrega em loja física. O direito de arrependimento deve ser exercido da mesma forma que o produto foi adquirido, por exemplo, se o consumidor adquiriu o produto pelo WhatsApp, ele poderá manifestar seu interesse na devolução pelo mesmo canal, não sendo obrigado a buscar outra via.
  • 6. Serviço de atendimento ao cliente: recomenda-se manter um canal aberto de comunicação com o consumidor para sanar todas as dúvidas antes da efetivação da compra.
  • 7. Condições de uso: deve-se informar ao consumidor sobre as condições de uso do produto, a fim de evitar que seja utilizado de forma inadequada.

Essas são as principais dicas para quem deseja vender seus produtos ou serviços pela internet com segurança.

Uma assessoria jurídica empresarial especializada potencializa o seu negócio auxiliando até mesmo na confecção de materiais publicitários e termos de uso do produto ou serviço. Busque sempre o profissional adequado.

 

Siga-nos nas redes sociais para mais conteúdos de valor como este:

WhatsApp